terça-feira, 25 de outubro de 2011

Yin e Yang: O Grande Equilibrio

Chama-se Yin e Yang, a reunião das 2 partes opostas que existem em todos os fenômenos e objetos no meio natural.

Exemplos:
Homem - Mulher
Céu - Terra
Claro - Escuro

Este é o Simbolo que representa essas duas forças.



O importante é resaltar que sempre um dos fenômenos tem partes dentro do outro, ou então não saberiamos o que é cada um. Se não houvesse o céu, não saberiamos o que era a terra. Se não houvesse o preto, não saberiamos o que era o branco.

Yin e Yang, são uma das bases da Medicina Tradicional Chinesa, então utilizado nos tratamento de acupuntura.

Observem: Existe um buraco na calçada, todas as pessoas irão cair nesse buraco ? (Não); Todas as pessoas que caírem nesse buraco irão se machucar? (Não); Todas as pessoas que se machucarem, irão se machucar gravemente? (Não); então a grande pergunta, o problema é seu ou do buraco na calçada????

O desequilíbrio energético que ocorre com o ser humano, consegue explicar muitas das enfermidades ou lesões que a Medicina ocidental não consegue explicar.

Uma alimentação inadequada, uma noite mal dormida, um ar impuro respirado, podem ser causadores desses desequilibrios, porém, algumas enfermidades podem não se manifestarem de forma aguda, ou seja, elas penetram nos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) do ser humana acarretando mais para frente doençs crônicas graves.

O símbolo do yin e Yang representam um fluxo contínuo de energia que nunca acaba, ou seja, o tempo todo um gera o outro.

Exemplo: Um excesso de Yang gera Yin e um excesso de Yin gera Yang.

Na prática, um excesso ou fraqueza do Yin ou do Yang são a causa essencial da provocação e do desenvolvimento de uma doença.

Isso nos mostra a importância de um bom equilibrio energético para uma vida harmoniosa e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário