Esses três eventos (maratona, ultramaratona e triatlo) compartilham muitos problemas clínicos musculoesqueléticos comuns, apresentando diversos riscos e desafios para os seus participantes.
Muitas lesões podem importunar o atleta antes, durante e após os treinamentos e provas, entre essas lesões estão:
- Fasceíte Plantar;
- Fraturas por Estresse;
- Fratura do Quinto Metatarso (dedinho do pé);
- Hálux Valgo (Joanete);
- Metatarsalgia;
- Neuroma Interdigital;
- Entorse do Joelho/Tornozelo;
- Lesões Musculares no Tríceps Sural (panturrilha);
- Tendinites (patelar;aquiles)
- Periostite (canelite);
- Síndrome Patelofemoral;
- Condromalacia;
- Osteoartrose;
- Bursites e Sinovites;
- Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (joelho do corredor)
Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (joelho do corredor)
A banda iliotibial é considerada a continuação tendínea do tensor da fascía lata e parte do glúteo médio.
Imagens retirada do site www.google.com.br no dia 23/09/2011
Etiologia: O atrito repetido da Banda Iliotibial sobre o epicôndilo lateral do fêmur (joelho), principalmente aos 30º (angulação da corrida e do ciclismo), pode ocasionar sua irritação. Acomete normalmente corredores e ciclistas por percorrerem circuitos em única direção (sem deslocamento curtos por exemplo como no futebol, basquete e handball), aumento brusco do treinamento e calçados inadequados.
Exame Físico: Observa-se dor lateral, principalmente em cima do epicôndilo lateral do fêmur (joelho), podendo haver estalidos durante a flexão do joelho. Pode ser confundido com lesão do menisco lateral pela sua proximidade.
Tratamento: Basicamente o tratamento é realizado com fisioterapia e repouso nos primeiros dias. Na fisioterapia será utilizado recursos antiinflamatórios como: LASER, ULTRA SOM, CORRENTES ANALGÉSICAS (Tens ou Interferencial); Alongamento do Trato Iliotibial; Fortalecimento dos músculos abdutores e rotadores laterais (glúteo médio entre outros) da coxa; Propriocepção; Bandagem elástica para reduzir a tensão na região do joelho e retorno gradual as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário